Cursos para Gestantes

Nossos cursos são realizados para pacientes que fazem o pré-natal conosco, bimestralmente, com a participação de equipe multidisciplinar.

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26 e 28/05/2014
Atividade física na gestação e no pós-parto

Diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, manutenção da condição física, atuação no estado psicológico e social e diminuição da depressão e do estresse são ape­nas alguns dos benefícios da prática de exercícios físicos durante a gestação. Foi observado em pesquisas cien­tíficas que a gestante praticar exercícios de forma moderada, reduz de 40% a 50% as chances de se adquirir patologias que oferecem riscos para a mãe e filho, como diabe­tes gestacional e pré-eclâmpsia. Saiba mais um pouco sobre como devemos orientar a gestante e a pós parto durante a atividade física, quais são as recomendações e contra indicações durante a prática.

Quais são os benefícios da atividade física para a gestante?

Controle de peso; manutenção da condição física; diminuição de dores e desconfortos posturais; melhora da auto estima e da ansiedade; redução de edemas e inchaços; pre­venção de varizes e hemorróidas, entre outros.

Quando iniciar a atividade física no período da gestação?

A gestante deve iniciar a prática da atividade física mediante a autorização do obstetra. Uma vez autorizada, ela deve procurar um programa específico de grávidas ou ativi­dades recomendadas para esta fase. A prescrição das atividades devem se adequar a condição física antes da gravidez.

Quais os cuidados que a grávida deve ter ao praticar atividade física?

Ela deve evitar atividades intensas, de alto impacto, que ofereçam risco de queda. A gestante não deve ficar muito ofegante, ruborizada e suar excessivamente.

Que atividades são recomendadas para gestante?

Atividades leves à moderadas, como alongamento, yoga, hidroginástica, caminhada, natação, musculação, pilates para gestante, localizada para gestante, etc.

Quanto tempo de exercício ? E quantas vezes por semana?

  • Atividades que exijam mais a parte aeróbia, como caminhada, natação e aparelhos er­gométricos (bicicleta, esteira, transport ou elíptico), intensidade leve à moderada: três vezes por semana com duração de 30 a 45 min.
  • Atividade de fortalecimento muscular como musculação, localizada e pilates: duas a três vezes por semana com duração de 45 a 60 min.
  • Atividades de relaxamento: alongamento, yoga e preparação para parto - de duas a três vezes por semana com duração de 45 a 60 min.

Quais as recomendações importantes para a gestante que decidiu se exercitar?

Ela deve se hidratar bem, utilizar roupas leves e confortáveis e tênis apropriados para evitar impactos nas articulações. Também é importante ela estar alimentada antes da atividade física para evitar uma queda brusca da glicose, a hipoglicemia, muito comum na gestação. E se for realizar atividade ao ar livre, prevenir a pele contra o sol utilizando protetor solar.

Durante a prática da atividade física, utilizar monitor cardíaco para controlar a freqüência cardíaca.

Quando voltar a praticar atividade física após o parto?

Mediante a autorização do obstetra, a atividade recomeçará entre 30 e 40 dias depois do parto, com atividades de intensidade leve à moderada e específicas para o pós-parto.

Se eu fizer atividade física o meu leite pode secar?

Se você realizar atividades moderadas e se hidratar bastante, a atividade física não pro­vocará a diminuição do leite materno. O importante é não exagerar. Evite atividades que tenham uma perda maior de líquido, para não desitratar, não é recomendado atividades que tenham uma gasto calórico alto como: corrida, spinning, musculação intensa e atividades aeróbias de alta intensidade e de longa duração.

Programa Dani Rico (Gestante e Pós-Parto)

Devido a todas as mudanças fisiológicas e estruturais durante no­ves meses, a grávida precisa de um programa especial que possa oferecer atividades apropriadas e profissionais especializados.

O Programa Gestante e Pós-parto Dani Rico oferece atividades em grupo e individuais de acordo com a necessidade e objeti­vo da gestante, monitorada por especialistas em gravidez.

“Todas as atividades para as gestantes são adequadas à condição física e ao trimestre gestacional da mulher.”

Veja as atividades oferecidas pelo Programa Dani Rico:

  • Atividades em grupo: alongamento, ginástica localiza­da e preparação para o parto;
  • Atividades individuais: natação e musculação;
  • Palestras: reúnem obstetras, psicólogos, pediatras, nutri­cionistas, dermatologistas, dentistas, anestesistas, fisiotera­pêutas e enfermeiras que vão dar suporte para esta fase mais importante da mulher, a maternidade;
  • Aulas dos Maridos: aula com a participação do marido que tem o objetivo de aproximar o papai da gestação e criar um momen­to especial de interação;
  • Aulas do Pós-parto: em conjunto com o bebê, aula localizada, alongamento, musculação e atividades aquáticas para a mamãe;
  • Programa Mamãe Bebê: aulas específicas para os bebês a partir de 3 à 6 meses, de música, psicomotricidade e natação, duração de 30 min cada modalidade. O objetivo é estimular nos aspectos físico, cognitivo e social de forma correta e respeitando as fases motoras de cada bebê.

Onde encontrar o Programa Dani Rico

Academia BodyTech Sudoeste
EQSW 301/302 LT 03 - Setor Sudoeste
Ao lado da escola de inglês Thomas Jefferson
Brasília - DF
CEP 70.673.450
(61) 3327-2822

Academia Companhia Athletica
SCES Tr 2 s/n lt 32/33
Brasília - DF
CEP 70200-002
(61) 3322-4000

Daniela Rico
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Educadora física
Especializada em Atividade Física na Gestação e no Pós-parto pelo Hospital Santa Joana em São Paulo e Saúde Perinatal e Desenvovimento do Bebê pela UnB.
Idealizadora do Programa Dani Rico (Gestante, Pós parto e Bebê), programa de atividade física específico durante à maternidade.